28 março 2010

Vento de Setembro (Kugatsu no Kase)



Yuri nunca falta à aula de piano?
à noite, dorme certinho às oito e meia?
antes de dormir, escova os dentes?
é essa a saudação de minha esposa
ao me ver
na sala de visitas do hospital na tarde de domingo

não sou uma empregada doméstica!
digo para mim mesmo
como se não fosse nada
me calo
sim, sim, confirmo com o queixo
entristeço

aquilo que não se transforma em palavras desce e obstrui a garganta
em seguida, é a vez de Yuri
papai sempre bebe?
bebe bastante? é, ele bebe...
a pequena Yuri me olha de relance... mas só um poquinho

seguro a mão da pequena Yuri
ao entardecer, no caminho do gramado
olho para trás
e regresso
minha esposa é um pequeno rosto na janela do quarto andar do grande edifício branco
o vento de setembro desliza em minhas costas e nas da pequena Yuri

coisas como remorso frustram meu coração
as luzes das casas já estão acesas
o cheiro de peixe e fritura espalha-se pelas ruelas
converso em voz alta
com a pequena Yuri, pequenina Yuri
vamos jantar em Shinjuku, Yuri

©Saburô Kuroda
(1919-1980)

Lugar de Nascimento:
Kure, distrito de Hiroshima

Nenhum comentário: