09 outubro 2007

Histórias ZEN

O Sonho

Certa vez o mestre taoísta Chuang Tzu sonhou que era uma borboleta, voando alegremente aqui e ali. No sonho ele não tinha mais a mínima consciência de sua individualidade como pessoa. Ele era realmente uma borboleta.

Repentinamente, ele acordou e descobriu-se deitado ali, uma pessoa novamente.

Mas então ele pensou para si mesmo:

"Fui antes um homem que sonhava ser uma borboleta, ou sou agora uma borboleta que sonha em ser um homem?"

+ + +

Isso também passará

Um praticante foi até o seu professor de meditação, tristemente, e disse: "Minha prática de meditação é horrível! Ou eu fico distraído, ou minhas pernas doem muito, ou eu constantemente fico com sono. É simplesmente horrível!!!!"

"Isso passará," o professor disse suavemente.

Uma semana depois, o estudante retornou ao seu professor, eufórico: "Minha prática de meditação é maravilhosa! Eu sinto-me tão consciente, tão pacífico, tão relaxado, tão vivo! É simplesmente maravilhoso!!!!!

"O mestre disse tranqüilamente: "Isso também passará."


Outras Histórias de ZEN BUDISMO são encontradas AQUI

2 comentários:

Anônimo disse...

Pra mim Carol, esta que tu escreves , é a maior de todas as lições da vida!

Marilac disse...

Belas histórias , Carol!
Obrigada por partilhá-las!

Bjs
Marilac